Adega do Montado https://adegadomontado.pt Wed, 20 Mar 2024 09:11:36 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://adegadomontado.pt/wp-content/uploads/2022/02/cropped-logo-adega_compress-64x64.png Adega do Montado https://adegadomontado.pt 32 32 Melhor vinho branco 2024 do Alentejo é o Reserva da Adega do Montado https://adegadomontado.pt/melhor-vinho-branco-2024-do-alentejo-e-o-reserva-da-adega-do-montado/ Wed, 20 Mar 2024 08:52:42 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=989033

A Adega do Montado conquistou este ano duas medalhas de Ouro no concurso de vinhos Mundus Vini, que decorreu na Alemanha.

Os vinhos contemplados foram o Monte das Bagas de Ouro Reserva Branco e o Monte das Bagas de Ouro Reserva Tinto, sendo que o nosso vinho branco foi ainda premiado como o melhor vinho do Alentejo no seu segmento de mercado.

O juri do concurso avaliou centenas de vinhos de todo o Mundo e os nossos estão entre os melhores.

O Monte das Bagas de Ouro Reserva Branco foi inspirado na casta Antão Vaz. Foi a base e a razão deste Reserva. Aromaticamente é expressivo, intenso e envolvente, onde predominam os aromas de frutos tropicais com muita frescura e uma surpreendente acidez. O estágio de 6 meses em barricas de carvalho húngaro confere complexidade e estrutura, mas simultaneamente elegância e equilíbrio. Um Reserva que termina longo, que persiste e insiste em nos conquistar.

Quanto ao Monte das Bagas de Ouro Reserva Tinto, tem como base a casta Petit Verdot. Aromaticamente é expressivo, intenso e envolvente. Os frutos do bosque mesclados com notas florais de violetas, envolvidas numa nota tímida de tosta e pimenta conquistam-nos de imediato. O estágio de 18 meses em barricas de carvalho francês confere complexidade e estrutura, mas simultaneamente elegância e equilíbrio. É também um Reserva que termina longo.

A Adega do Montado é um jovem projeto que nasceu em 2019 com a construção da Adega. A vinha que a envolve foi plantada em 2015. Situa-se no Concelho de Serpa, em pleno Baixo Alentejo.

Melhor vinho branco 2024 do Alentejo é o Reserva da Adega do Montado
]]>
Adega do Montado lança mais um vinho que já foi premiado https://adegadomontado.pt/adega-do-montado-lanca-mais-um-vinho-que-ja-foi-premiado/ Wed, 20 Mar 2024 08:45:48 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=989019

Adega do Montado lança mais um vinho que já foi premiado

É um Superior Tinto, monocasta, o mais recente vinho produzido pela Adega do Montado, em Serpa e que agora chega ao mercado.

Este Monte das Bagas de Ouro – Alicante Bouschet de 2019 foi apresentado a enófilos, consumidores, distribuidores, jornalistas e aos embaixadores da marca (Nuno Delgado e Carla Matadinho) presentes no evento – um jantar realizado no Restaurante Páteo Velho, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

Com a assinatura do enólogo Nelson Rolo, o vinho foi desenhado a pensar na essência da sofisticação: “A partir da grandiosa casta Alicante Bouschet, proveniente de um pequeno talhão, selecionámos as melhores uvas, os melhores cachos, vindimados de madrugada, à mão”.

Depois, já em adega, o processo continuou a ser trabalhado com toda a harmonia, rigor e muita paixão. Nelson Rolo explicou também como se desenrolou todo este processo: “A Fermentação decorreu em pequenos lagares, e o estágio deste lote realizou-se em barricas novas de carvalho francês.”

Por tudo isto o enólogo não tem dúvidas ao afirmar que o Superior Tinto Monte das Bagas de Ouro “resulta num lote Superior, opulento, com muita elegância e equilíbrio!”

Com a mesma opinião o administrador da empresa, o médico Carlos Santos, que desde muito jovem desenvolveu uma paixão pelo mundo dos vinhos, considerou que “este Superior revela um sabor rico e complexo. A casta é uma das minhas preferidas e a decisão de a plantar no nosso Monte, em Serpa, resultou neste vinho encorpado, com taninos macios e aveludados que conferem estrutura e elegância, tornando-o bastante versátil para acompanhar com diferentes pratos”.

Carlos Santos não deixa de realçar o trabalho desenvolvido tanto na vinha como em adega por Nelson Rolo e também pelo enólogo residente Paulo Maurício, para resultar “num Superior complexo, mas refinado que, espero, seja para todos uma experiência gustativa notável!”.

Uma medalha de Ouro antes do lançamento oficial.

O vinho agora apresentado foi submetido ao concurso Mundus Vini, na Alemanha, no início deste ano, um dos maiores certames de vinhos a nível internacional, e já nessa altura garantiu uma medalha de Ouro entre centenas de outros tintos que também concorreram.

Um motivo de orgulho para todos os que fazem parte da equipa da Adega do Montado e que diariamente se empenham para levar o nome Monte das Bagas de todos a todo o país e também além-fronteiras.

Este Alicante Bouschet é agora apreciado jovem, mas pode envelhecer com graciosidade, desenvolvendo complexidade e refinamento ao longo do tempo.

Tem uma grande intensidade aromática, envolve-nos num turbilhão de sensações únicas, onde os frutos do bosque reagem com uma nota de menta marcante. Na boca sentimos volume, estrutura, mas tudo na proporção correta, perfeita.

Apetece repetir pelo prazer que nos proporciona, pela paixão que nos desperta.

Por tudo isto, faz com que seja uma excelente escolha para colecionadores que desejam experimentar a evolução de um vinho tinto ao longo dos anos.

E por isso, o administrador da empresa lança um desafio a todos: “Desfrutem! Apreciem! Sintam!”

]]>
Duas medalhas de Ouro e uma de Prata conquistadas no MUNDUS VINI 2023. https://adegadomontado.pt/medalhas-de-ouro-e-prata-conquistadas/ Thu, 30 Mar 2023 17:10:33 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=988894
A Adega do Montado viu reconhecido, de novo, o seu trabalho com a atribuição de mais 3 medalhas no Concurso Internacional de Vinhos MUNDUS VINI, realizado, como habitualmente na Alemanha. Na edição deste ano, o nosso Monte das Bagas de Ouro Reserva Branco foi distinguido com a medalha de Prata e o nosso Monte das Bagas de Ouro Superior Branco foi distinguido com a medalha de Ouro. Também um outro vinho Monte das Bagas de Ouro, a lançar em breve no mercado, recebeu o Ouro no certame internacional. Em relação a esta última referência, será lançada no mercado em breve, sendo ainda uma surpresa que contamos desvendar no momento do seu lançamento, para o qual estarão todos convidados.

Em 3 anos de participação no concurso a Adega do Montado já conquistou 6 medalhas – 2 de prata e 4 de ouro. Continuamos a trabalhar para atingir cada vez mais qualidade. E também para consolidar a marca Alentejo e a região de Serpa em Portugal e no Mundo.

O nosso Monte das Bagas de Ouro Superior Branco é um dos nossos topos de gama. A medalha de ouro vem confirmar a nossa aposta na qualidade e diferenciação em cada vinho que lançamos no mercado. A inquietude e irreverência do projeto do Monte das Bagas de Ouro, expresso numa gama de qualidade impar a que designamos SUPERIOR. A personalização do
exotismo da primeira edição desenvolveu-se a partir da casta VIOGNIER, criando um vinho raro numa edição especial. SUPERIOR. Este Viognier e grande intensidade e definição aromática, envolve-nos num turbilhão de sensações mágicas, onde os frutos tropicais dominam. Na boca sentimos harmonia, o equilíbrio entre a frescura e o volume… entre a acidez e a
persistência! Apetece repetir, pelo prazer que nos proporciona…pela paixão que nos desperta!

O Monte das Bagas de Ouro Reserva Branco é uma aposta da qual muito nos orgulhamos. A casta Antão Vaz foi a nossa inspiração, a nossa riqueza, a base e a razão deste Reserva. Aromaticamente é expressivo, intenso e envolvente, onde predominam os aromas de frutos tropicais com muita frescura e uma surpreendente acidez. O estágio de 6 meses em
barricas de carvalho húngaro confere complexidade e estrutura, mas simultaneamente elegância e equilíbrio. Um Reserva que termina longo, que persiste e insiste em nos conquistar…

]]>
Uma história com final feliz https://adegadomontado.pt/uma-historia-com-final-feliz/ Fri, 13 May 2022 12:16:38 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=988377

Já nos aconteceu a todos: passamos inocentemente num sitio qualquer e , de repente , um cheiro familiar invade -nos as narinas e transporta-nos de imediato para outro espaço e tempo. Só o olfato, entre os cinco sentidos, tem essa capacidade – porque é o único que passa diretamente para o lado direito de cérebro , o do domínio do irracional.

Quando desenho um vinho uma das características que pretendo sempre evidenciar e destacar são aos aromas…são estes que despertam de forma voluntária as primeiras sensações, que de uma forma direta iniciam um diálogo, uma dança, com os consumidores.

Ao construir o vinho estarei a construir uma história com um final Feliz, na qual viajamos, criando a partir daí uma memória positiva.

Potenciar as características aromáticas de cada casta, é para mim uma paixão… Nos vinhos do Alentejo e especificamente da região quente de Serpa, essa magia acontece. Estaremos a falar da região da Europa com maior número de horas de sol, que se traduzirá em uvas com uma maior concentração de açúcar e por isso gerará mostos e vinhos com grande densidade, com grande intensidade aromática, volume e equilíbrio.

Uma história com final feliz
Nelson Rolo - Enólogo Monte das Bagas de Ouro

Mas a descrição de um vinho não fica completa sem a correspondência da sedução aromática, que nos permitiu iniciar a nossa história, com a prova.  A prova tem de ser prazerosa, terá de complementar o ritual e magia dos aromas. A prova surgirá como uma provocação das papilas gustativas, um saciar do gosto …da harmonização com a gastronomia, com as conversas ou reflexões. A prova provocará sensações e emoções que consolam e nos mantêm seduzidos, enquanto a viagem continua…

Esta viagem de partilha, só foi possível graças ao diálogo entre o Enólogo (eu !!) com o vinho branco, da casta Viognier, que comunicou e seduziu…enquanto as palavras iam surgindo e as frases sendo construídas.

Sempre que provo um vinho, gosto de escrever sobre ele, gosto de partilhar as emoções que me transmitiu…é como se estivesse a contar a todos, pela escrita, o que o vinho me sussurrou ao ouvido….

“Este Viognier, de grande intensidade, e definição aromática, envolve-nos num turbilhão de sensações mágicas, onde os frutos tropicais dominam. .

 Na boca sentimos harmonia, o equilíbrio entre a frescura e o volume… entre a acidez e a persistência!

Apetece repetir, pelo prazer que nos proporciona… pela paixão que nos desperta!”

Nelson Rolo

Enólogo Monte das Bagas de Ouro

 

]]>
Medalha de ouro para a Adega do Montado https://adegadomontado.pt/medalha-de-ouro-para-a-adega-do-montado/ Thu, 12 May 2022 16:37:14 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=988294

O vinho Monte das Bagas de Ouro Tinto 2020, produzido e comercializado
pela Adega do Montado, foi distinguido com uma medalha de Ouro na
edição 2022 do prestigiado Concurso Internacional Mundus Vini.
Na edição deste ano foram a concurso cerca de 10.000 referências de
vinhos de todo o Mundo, sendo que apenas 40% das mesmas foram
distinguidas.
O Monte das Bagas de Ouro Tinto é uma delas!
E MAIS UMA MEDALHA DE PRATA
Também o nosso vinho MONTE DAS BAGAS DE OURO Reserva Tinto 2019,
lançado há pouco mais de 2 meses no mercado, foi distinguido com uma
medalha de Prata no Concurso Mundus Vini deste ano.
Esta não é a primeira vez que a ADEGA DO MONTADO é distinguida neste
Concurso anual que se realiza na Alemanha. Também o nosso Monte das
Bagas de Ouro Branco já tinha recebido uma medalha atribuída no
certame.

]]>
Rotulagem Monte das Bagas de Ouro https://adegadomontado.pt/rotulagem-monte-das-bagas-de-ouro/ https://adegadomontado.pt/rotulagem-monte-das-bagas-de-ouro/#comments Thu, 03 Mar 2022 11:01:06 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=987898

Durante a 2ª quinzena de Julho foram rotuladas as primeiras garrafas produzidas na Adega do Montado.

A criação dos rótulos é da responsabilidade do Hangar Criativo. A impressão foi desenvolvida na empresa VOX. Quanto ao processo de rotulagem foi desenvolvido na Adega do Montado.

É com muito orgulho que partilhamos o lançamento no mercado da primeira de muitas marcas de vinho  produzidas e comercializadas pela nossa empresa.

As castas escolhidas para o MONTE DAS BAGAS DE OURO tinto são Syrah e Petit Verdot.

O MONTE DAS BAGAS DE OURO branco foi produzido com as castas Arinto e Antão Vaz.

No decorrer do 2º Semestre de 2020 iremos apresentar mais novidades.

]]>
https://adegadomontado.pt/rotulagem-monte-das-bagas-de-ouro/feed/ 2
Vindima Adega do Montado 2020 https://adegadomontado.pt/vindima-adega-do-montado-2020/ https://adegadomontado.pt/vindima-adega-do-montado-2020/#respond Thu, 03 Mar 2022 10:52:30 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=987883

A Adega do Montado foi das primeiras Adegas em Portugal a iniciar o processo da vindima em 2020. Na última semana de Julho, mais concretamente no dia 25, começou a época da vindima na Adega do Montado, com a casta Sangiovese.

Devido às particularidades do clima e da região de Serpa, a previsão é a de que a vindima decorra até meados de Setembro.

Selecionamos as melhores uvas para um vinho de excelência, trabalhado com todo o cuidado na nossa adega e sempre com o foco nos nossos clientes.

]]>
https://adegadomontado.pt/vindima-adega-do-montado-2020/feed/ 0
Wine Virtual Run https://adegadomontado.pt/wine-virtual-run/ https://adegadomontado.pt/wine-virtual-run/#comments Thu, 03 Mar 2022 10:46:51 +0000 https://adegadomontado.pt/?p=987875

Com a suspensão das provas oficiais houve a necessidade de criar alternativas para manter os atletas ativos e com objetivos. Assim, decidimos também criar um prova virtual de 5km e 10 km.

A inscrição foi gratuita. Participaram mais de 800 atletas com o  objetivo de promover um estilo de vida saudável. Os participantes tiveram os dias 29 e 30 de Agosto para a realização das distâncias num trajeto à sua escolha com altimetria positiva.

A Corrida Virtual foi Organizada pelo Newmove em parceria com Adega do Montado e acorrer.pt. A prova foi aberta a todos os atletas profissionais ou amadores nacionais e internacionais.

Os atletas receberam um dorsal personalizado em formato PDF via email. Depois de concluída a distância, enviaram os dados da aplicação Strava com tempo e distância percorrida para www.correr.pt.

Os vencedores receberam o troféu e um prémio da Adega do Montado.

]]>
https://adegadomontado.pt/wine-virtual-run/feed/ 1
Monte das Bagas de Ouro: O novo projeto da jornalista Cecília Carmo https://adegadomontado.pt/monte-das-bagas-de-ouro-o-novo-projeto-da-jornalista-cecilia-carmo/ https://adegadomontado.pt/monte-das-bagas-de-ouro-o-novo-projeto-da-jornalista-cecilia-carmo/#comments Sun, 03 May 2020 19:26:25 +0000 https://lagar.vamtam.com/?p=3007

Está a ser lançado por este dias um novo vinho alentejano que não quer ser só mais um, e se quer impor pela qualidade. É o Monte das Bagas de Ouro que surge de um projeto familiar e cujo rosto é bem conhecido de todos os portugueses. A jornalista Cecília Carmo e o marido querem dar a conhecer o Alentejo através dos seus produtos, a todo
o país e ao mundo.

Cecília Carmo, a jornalista a que todos associamos aos programas de desporto da RTP, tem um novo projeto. Em 2014 ela e o marido compraram um monte alentejano, na zona de Serpa, onde fizeram uma vinha e um olival. E agora o primeiro vinho está pronto a ser lançado no mercado.

Chama-se Monte das Bagas de Ouro, e partilha assim o nome com a propriedade. Ter uma vinha era um sonho antigo do
marido da jornalista. Ele tinha já algumas noções sobre vinhos mas, de início, houve dúvidas sobre se deveriam, ou não, construir uma adega. Aí foi decisivo o entusiasmo de dois sobrinhos do casal, que desfizeram as dúvidas. Um amigo e sócio deu
um “empurrãozinho” e assim ao Monte das Bagas de Ouro juntou-se a Adega do Montado.

Cecília Carmo reconhece que “não percebia nada, rigorosamente nada de agricultura, nem de vinha, nem de olivicultura”,
por isso preparou-se para o novo desafio. Dedicou-se à leitura sobre estas áreas e fez uma pós-graduação em Wine Business, porque a “gestão é também muito importante para este negócio.”

Depois de quase 30 anos na RTP, de onde saiu em 2016, Cecília Carmo continuou sempre a trabalhar na atividade que abraçou desde sempre, a comunicação. Hoje divide o seu tempo entre a sua empresa de comunicação e a agricultura. Mundos tão diferentes, mas encarados com a mesma entrega. “Isto foi um amor recente da minha parte, mas muito intenso,” confessa.

On occasion, the winemaker may decide to leave them in if the grapes themselves contain less tannin than desired. This is more acceptable if the stems have ‘ripened’ and started to turn brown. If increased skin extraction is desired, a winemaker might choose to crush the grapes after destemming.

Um amor recente da minha parte, mas muito intenso

A vontade de aprender é uma constante na vida de Cecília Carmo. Foi assim no jorna- lismo desportivo, onde nos dá o exemplo do pouco que sabia sobre futebol quando, ainda criança e longe de imaginar que viria
a ser jornalista, ia assistir a alguns jogos.

“Havia uma falta no meio campo eu gritava penalty”, confessa-nos sorrindo. “Claro que eu tive de estudar, de aprender. E
tive que aprender futebol, andebol, basquetebol, mais do que aquilo que já sabia. No vinho é a mesma coisa.” O Monte, para além da vinha, tem também montado, uma pequena criação de ovelhas, e o olival, de onde sairá azeite ainda este ano. Sobre a agricultura diz-nos, sorrindo: “há tanto ainda para desbravar, tanto ainda para fazer, tanto ainda para aprender que eu acho que esta paixão, este amor, vai ainda durar muito mais tempo”.

O(s) Vinho(s)

O Monte das Bagas de Ouro é o primeiro vinho a sair da Adega do Montado. Um nome que é a primeira marca registada
da empresa a ser revelada, e que homenageia assim a terra onde foram produzi- das as uvas. Syrah e Touriga para o tinto,
Arinto e Antão Vaz para o branco. Um vinho de gama média alta com uma pro- dução controlada, onde a qualidade foi o
principal critério. Até porque o objetivo é “entrar no mercado com a ideia de que as pessoas vão ter vontade de provar, e
experienciar as suas vidas com este vi- nho. E para isso precisa de ser um vinho bom”. Nesta primeira fase vai ser comercializado nas garrafeiras, por todo o país, continente e ilhas. Também na restauração e, claro, online.

Cecília Carmo lembra-nos uma frase de Alfredo Saramago, o conhecido autor alentejano, para descrever o que é
um vinho de qualidade. Dizia ele que “o bom vinho é aquele que nos sabe bem” e, acrescenta ela, “que saiba bem a quem o
prova, mas principalmente que a faça sentir bem.”A jornalista, e agora produtora, quer “presentear as pessoas com qualidade, com um vinho elegante” e acredita sinceramente “que as pessoas vão gostar.”

Lá mais para o fim do ano, pelo Natal, sairá um outro vinho cuja marca ainda não podem revelar. Cecília Carmo garante-nos
que as pessoas irão perceber porquê. Está em estágio em barrica há já muito tempo. A filosofia de vida dos sócios da Adega
do Montado é a mesma, dos mais novos aos mais experientes: “Devagar se vai ao longe, e passos bem consolidados evitam
quedas.” E é assim, com o tempo necessário para que a natureza faça o seu caminho, que a jornalista espera que “as
pessoas conheçam o nosso vinho, porque é aquele vinho, não é porque há muito ou porque toda a gente o bebe.”

Este Alentejo que é lindíssimo

Cecília Carmo está rendida ao Alentejo e, particularmente, à zona de Serpa onde fica o Monte. Daí nasceu a vontade de
mostrar às pessoas “Este Alentejo que é lindíssimo”. Querem partilhar o que ali descobriram e para isso convidam as
pessoas a “irem visitar a vinha, a visitar a adega”. Programas que irão lançar muito em breve, nos quais os visitantes poderão
ajudar na vindima, por exemplo. E até “conhecer outros produtores da região, assim queiram eles ser visitados”, diz.

artigo adega

Querem ajudar a movimentar a economia local, com parcerias com os vizinhos das mais variadas áreas. Até porque “o Alentejo tem tantas coisas bonitas, produtores tão bons, produtos tão bons.”

Cecília Carmo foi convidada a fazer parte do Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras – Confederação de Agricultores de Portugal (CAP). Isto porque embora em Portugal haja muitas mulheres agricultoras, não havia uma organização
que as representasse. A jornalista está a adorar a experiência e aprendeu imenso com os encontros que tem tido. “Há cada
vez mais mulheres apreciadoras de vinho, conhecedoras de vinho e conhecedoras do processo de produção de vinho e do
processo de produção das uvas (…) Temos imensas enólogas fantásticas.”

Traz todo o seu dinamismo para esta atividade e, como mulher, lembra: “Eu sempre disse, estou num mundo que é maioritariamente masculino. Imponho-me com trabalho. Fui das primeiras a entrar na área do desporto, e fiquei.” Agora que está na agricultura, pensa: “sou mulher, sou. Mas há muitas mulheres já, a fazer o trabalho que eu estou a fazer.”

O segredo é o trabalho e a partilha, “todos assim nos ajudemos todos.”

]]>
https://adegadomontado.pt/monte-das-bagas-de-ouro-o-novo-projeto-da-jornalista-cecilia-carmo/feed/ 3