É um Superior Tinto, monocasta, o mais recente vinho produzido pela Adega do Montado, em Serpa e que agora chega ao mercado.
Este Monte das Bagas de Ouro – Alicante Bouschet de 2019 foi apresentado a enófilos, consumidores, distribuidores, jornalistas e aos embaixadores da marca (Nuno Delgado e Carla Matadinho) presentes no evento – um jantar realizado no Restaurante Páteo Velho, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.
Com a assinatura do enólogo Nelson Rolo, o vinho foi desenhado a pensar na essência da sofisticação: “A partir da grandiosa casta Alicante Bouschet, proveniente de um pequeno talhão, selecionámos as melhores uvas, os melhores cachos, vindimados de madrugada, à mão”.
Depois, já em adega, o processo continuou a ser trabalhado com toda a harmonia, rigor e muita paixão. Nelson Rolo explicou também como se desenrolou todo este processo: “A Fermentação decorreu em pequenos lagares, e o estágio deste lote realizou-se em barricas novas de carvalho francês.”
Por tudo isto o enólogo não tem dúvidas ao afirmar que o Superior Tinto Monte das Bagas de Ouro “resulta num lote Superior, opulento, com muita elegância e equilíbrio!”
Com a mesma opinião o administrador da empresa, o médico Carlos Santos, que desde muito jovem desenvolveu uma paixão pelo mundo dos vinhos, considerou que “este Superior revela um sabor rico e complexo. A casta é uma das minhas preferidas e a decisão de a plantar no nosso Monte, em Serpa, resultou neste vinho encorpado, com taninos macios e aveludados que conferem estrutura e elegância, tornando-o bastante versátil para acompanhar com diferentes pratos”.
Carlos Santos não deixa de realçar o trabalho desenvolvido tanto na vinha como em adega por Nelson Rolo e também pelo enólogo residente Paulo Maurício, para resultar “num Superior complexo, mas refinado que, espero, seja para todos uma experiência gustativa notável!”.
Uma medalha de Ouro antes do lançamento oficial.
O vinho agora apresentado foi submetido ao concurso Mundus Vini, na Alemanha, no início deste ano, um dos maiores certames de vinhos a nível internacional, e já nessa altura garantiu uma medalha de Ouro entre centenas de outros tintos que também concorreram.
Um motivo de orgulho para todos os que fazem parte da equipa da Adega do Montado e que diariamente se empenham para levar o nome Monte das Bagas de todos a todo o país e também além-fronteiras.
Este Alicante Bouschet é agora apreciado jovem, mas pode envelhecer com graciosidade, desenvolvendo complexidade e refinamento ao longo do tempo.
Tem uma grande intensidade aromática, envolve-nos num turbilhão de sensações únicas, onde os frutos do bosque reagem com uma nota de menta marcante. Na boca sentimos volume, estrutura, mas tudo na proporção correta, perfeita.
Apetece repetir pelo prazer que nos proporciona, pela paixão que nos desperta.
Por tudo isto, faz com que seja uma excelente escolha para colecionadores que desejam experimentar a evolução de um vinho tinto ao longo dos anos.
E por isso, o administrador da empresa lança um desafio a todos: “Desfrutem! Apreciem! Sintam!”